-
Arquitetos: Opus 5 architectes
- Ano: 2023
-
Fotografias:Luc Boegly
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno é um “espaço entre”, uma ponte, um vestígio da vida rural nas garras da expansão urbana. A noroeste está situada a cidade francesa de Chessy e seus empreendimentos habitacionais periféricos mordiscando o que resta de Brie, e a sudoeste, o complexo de entretenimento e hospitalidade perfeitamente delimitado e definido da Disney.
O projeto deveria ser de fácil leitura e comunicar a ligação entre dois mundos, ou seja, o da nova cidade e o da ilusão, ambos ali lançados quase ao acaso, sem qualquer relação histórica com a paisagem, enquanto a autenticidade e permanência da fazenda Tournelles lembram de forma simples e natural o mundo da agricultura ao qual os edifícios vizinhos devem sua existência.
A força arquitetônica da fazenda Tournelles reside na solidez e simplicidade dos volumes que envolvem um espaço centralmente protegido onde a atividade é concentrada, uma posição tradicionalmente voltada para o interior e totalmente fechada, fornecendo proteção contra os caprichos do vasto mundo exterior.
Duas novas construções foram acrescentadas para abrigar, a sudeste do pátio, os estúdios de música, e a noroeste, o salão multiuso e suas áreas de bastidores (escritórios, camarins, alas, etc. ). Estas duas extensões foram tratadas como muros de vedação com o objetivo de restituir a ambiência inicial da fazenda e a sua morfologia geral organizada em torno do pátio central principal.
Assim, os azulejos e pedras de entulho foram limpos, classificados e armazenados em pilhas de acordo com suas diversas naturezas e texturas de grãos para posterior reutilização em uma nova composição de calcário e terracota evocando estratos geológicos e lembrando o enraizamento dos locais na terra.
Os espaços internos são tratados com materiais em estado bruto, evitando efeitos de estilo e maneirismos, o objetivo é valorizar a materialidade do projeto e vincular ainda mais o equipamento à história e à memória do lugar.
A sala de espetáculos da escola de música e o espaço principal do teatro estão inseridos em dois celeiros restaurados de forma a tirar o máximo partido destes dois volumes atípicos tão característicos do local. Estas duas salas estão munidas com todo o equipamento cênico necessário oferecendo um rico leque de possibilidades (musicais, teatros, danças, vídeos, etc.).